Como os livros eram encadernados antes da Revolução Industrial?

Disclaimer: Os nomes das partes do livro que eu coloquei aqui foram a minha tradução dos termos que são falados no vídeo. Para saber os nomes em português consulte o Matematicando.

Os livros de hoje são produzidos em massa por equipamentos automatizados. Porém, antes da mecanização da industria, páginas de livros eram unidas a mão, as capas eram feitas uma a uma, de forma bastante meticulosa, por talentosos artesãos no ofício da fabricação de livros.

werkzeuge_des_buchbinders_17_jh
Ferramentas do encadernador do séc. XVII.

Essa forma de artesanato ainda existe, mas agora é um serviço especializado e consideravelmente caro.

Encadernação de livros é um trabalho que mistura arte e restauração, porque esses artesãos trabalham fazendo encadernações novas e também fazendo o reparo de livros antigos originais.

Antes de fazer a encadernação propriamente dita, é necessário desencadernar o livro. Para esse processo, é utilizado um bisturi cirúrgico para cortar as linhas que prendem o livro. Isso separa a capa e as seções de páginas, que são chamadas de “assinaturas”.

Dependendo do estado do livro, as páginas separadas são submetidas a um cortador de papel para que as bordas defeituosas sejam removidas, dando origem a arestas lisas e retas.

Depois, os livros são colocados em uma morsa mecânica para que as páginas fiquem bem firmes. Usando um lápis, na lateral do livro são desenhadas linhas nos locais onde será colocada a “espinha do livro”. Com uma serra, é feito um corte nessas linhas desenhadas, que é grande o suficiente para comportar um barbante de encadernação.

Pegando uma assinatura por vez, o artesão utiliza um equipamento que permite que as assinaturas sejam costuradas de formas que fiquem bem unidas, passando uma linha horizontal em um série de linhas verticais para dar firmeza a costura do livro. Esse é um trabalho que se assemelha à costura de um tecido

schlagen
Formatschlagen mit dem Schlaghammer, gravura de Jost Amman, 1588.

No final desse processo de costura, uma cola é aplicada na lateral do livro de forma a fixar os barbantes que foram usados para costurar. A próxima etapa é a aplicação de um tecido fino em cima da cola.

Usando a morsa novamente, as páginas são prensadas, formando uma junção que será usada para fixar a capa. Com um martelo, essas junções são realçadas, dando forma à lateral do livro que estamos acostumados a ver.

Usando uma técnica de costura com linhas coloridas, o artesão costura o canto do livro, na junção entre o tecido e a dobra das assinaturas, dando origem àquele pedacinho de pano que vemos em livros de formato antigo.

Utilizando papel dobrado, é construído um tubo de papel que tem o comprimento e a largura da espinha do livro, e que é colado na espinha para dar firmeza e sustentação.

imprenta-encuadernacion-415x260.jpg

Para fazer a capa frontal, é utilizado um pedaço de papelão, que é colado em um pedaço retangular de couro. Utilizando uma ferramenta de plástico chamada vincador, o couro é pressionado contra o papelão para dar um formato característico de um livro. Com um pedaço de papel grosso cortado no tamanho da espinha do livro, o artesão cola esse papel do lado do papelão. Usando o vincador novamente, o couro é pressionado de forma a dar à lateral característica de livros. Após adicionar um pedaço de papelão para a capa traseira, o couro é dobrado e colado, formado a capa do livro. Com um bisturi, as pontas da capa são removidas, formando cantos perfeitos.

jost-amman-de-buchbinder
Oficina de encadernação.

Para dar um toque de beleza e luxo, uma folha de ouro é usada para gravar um símbolo com uma técnica de prensagem quente. Finalmente, o toque final é aplicado, papel decorativo na contracapa do livro para dar um toque clássico ao trabalho.

Desde esse tipo tradicional até técnicas modernas de encadernação com pele de peixe, é difícil não admirar um livro por essas belas capas.


O processo de encadernação de livros antes da Revolução Industrial era trabalhoso e caro, mas exite também outra invenção que auxiliou bastante na diminuição do custo dos livros e sua produção em maior escala, a Invenção de Gutenberg.

Thales

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s