O Castelo Animado – Diana Wynne Jones

o-castelo-animado-diana-wynne-jones-mdf.jpg

Fala galera! Beleza?!

Nossa resenha de hoje está recheada de MAGIA! E das boas, viu? Prepare-se para  conhecer um legítimo demônio do fogo, magos temperamentais, feiticeiras sem coração, jovens amaldiçoadas, chapéus malucos, espantalhos falantes e muito mais! Bem vindos ao castelo animado do mago Howl!

“- Eu vivo muito bem com um nome simples – disse Sophie quando dobraram numa rua abençoadamente estreita e fresca./ – Não podemos ser todos iguais – retrucou Howl” – O Castelo Animado, p.172.

Ingary é o nome do reino onde mora nossa protagonista, a gentil Sophie de 18 anos. Sophie é a primogênita de três filhas do senhor Hatter, o que não a deixa muitas opções próspera para o futuro. Ao que parece, as primogênitas ficam com a parte chata da vida, o destino não curte muito elas. Para o azar de Sophie.

O início do livro mostra a situação em que as três filhas do senhor Hatter se encontram após sua morte: cheias de dívidas e uma chapelaria para cuidar. Sem muitas opções, Fanny, a madrasta mais ou menos gente boa de Sophie, manda Lettie para uma cafeteria e Martha para a tutoria de uma feiticeira, enquanto toma Sophie como ajudante no ofício de produzir chapéus.

Que trabalho chato! Mas Sophie se dá super bem. No entanto, ela é um pouco explorada por Fanny.

chapéu.jpg
Sophie na animação dos estúdios Ghibli “O Castelo Animado, baseada no livro de Jones.

Logo no começo do livro percebemos o espírito gentil de Sophie. Você vai descobrir, sem muito esforço, que esse livro é uma delícia de se ler! A autora consegue construir um narrador que sabe apenas aquilo que Sophie sabe, com um pouquinho só de visão panorâmica das situações, e, dessa forma, nos sentimos como se estivéssemos dentro da cabeça da personagem. Isso nos torna extremamente próximos dela que, por sua vez, é inocente, esperta e real de uma forma única! O que mais gosto na Sophie é a forma positiva e natural que ela tem de encarar o mundo e os problemas. A leveza dela deixa o livro morninho de amor, como pão francês saído do forno de tanta fofura!

A magia narrada nas páginas parece também fazer parte do trabalho de Diane como escritora. Só com muita magia para criar personagens tão encantadores! ❤ ❤ ❤

gif.gif

Mas voltando a nossa sinopse… Já não bastasse Sophie ser explorada por Fanny, ela também é interpelada pela famosa Bruxa das Terras Desoladas que a transforma em uma senhora de 90 anos! Com vergonha, Sophie foge para lugar algum e acaba dentro do castelo do mago Howl… Eu ainda não te contei mas Howl é conhecido por ser cruel e comer corações de jovenzinhas que se apaixonam por ele!

sop3.jpg
Sophie vira uma senhora de 90 anos!

O gigantesco castelo não é muito normal, diga-se de passagem. Ele sai andando por aí alimentado por uma magia muito poderosa que emana do demônio do fogo de Howl! O castelo também funciona como passagem para diversos lugares, basta mover a maçaneta de uma maneira específica. Engenhoso, não?

howls

Howl, eu tenho que dizer, é um dos personagens mais engraçados que eu já li! Não, ele não faz piadas o tempo todo, nem fica falando bobagens para a gente rir. Mas ele age de uma forma real, quase humana mesmo, e seus ataques de garoto mimado aliado ao seu senso de humor meio sarcástico são apaixonantes mesmo!

howl.gif

“Bem, ele é volúvel, imprudente, egoísta e histérico – disse ela. – Metade do tempo eu acho que ele não se importa com o que acontece com ninguém, contanto que ele esteja bem… mas então, descubro como ele foi generoso com alguém… e aí percebo que ele cobra menos dos pobres. Eu não sei, Sua Majestade. Ele é uma confusão.”  – O Castelo Animado, p.185.

O que vai acontecer com Sophie lá eu não conto, você vai ter que ler para saber, mas adianto que ela vai se deparar com o demônio do fogo mais fofo que já existiu!

“Os demônios não compreendem o bem e o mal. Mas eles podem ser subornados a aceitar um contrato, desde que o homem ou a mulher lhes ofereça algo valioso, algo que só os seres humanos têm.” – O Castelo Animado, p.179.

howl2.png
Calcifer e Sophie, na animação dos estúdios Ghibli “O Castelo Animado”, baseada no livro de Diane.

A premissa pode parecer infantil demais né? Pode até ser, mas o livro não tem um público alvo tão circunscrito assim. Ele é incrível para qualquer idade, acredite em mim!

capa filme]Diane dá uma aula de construção de personagem, fazendo-nos rir internamente com os ataques histéricos e mimados do Howl, nos apaixonar pela doçura inocente e incisiva de Sophie, torcer por Michael e ficar mega curiosos com um espantalho inconveniente com cabeça de nabo.

O querido estúdio Ghibli, criador de A Viagem de Chihiro e Ponyo, também fez uma animação baseada no livro de Jones. Vale muito a pena assistir! Existem algumas diferenças estruturais entre as duas versões, mas ambas são preciosas e vão ficar grifadas com marca texto laranja na sua listinha de favoritos, tenho certeza!

O livro tem muitos mistérios! Você fica matutando para descobri-los… É uma leitura rápida deliciosa! Aposto que vai virar a última página com muita vontade de ler até a lista de compras de Diane Wynne Jones!

five starsJovi

Anúncios

Um comentário em “O Castelo Animado – Diana Wynne Jones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s