O Universo Numa Casca de Noz – Stephen Hawking

“Poderia viver encerrado numa casca de noz e julgar-me o rei do espaço infinito…”

Shakespeare – Hamlet, Ato 2, Cena 2

Ondas gravitacionais foram medidas por um equipamento chamado LIGO. Basicamente é um equipamento que é capaz de identificar variações menores que o tamanho de um núcleo atômico. Essa é a medida mais precisa já obtida por um instrumento científico.

Minha ideia ao escrever essa recomendação não era de fazer nenhuma explanação de conceitos físicos, até porque eu iria me enrolar todo. Quero dar a motivação para uma olhada nesse sensacional livro.

Se você acha esse tipo de coisa interessante, vou recomendar aqui o livro O Universo Numa Casca de Noz, do Físico Stephen Hawking.

Stephen_Hawking.StarChild
Stephen Hawking

Stephen Hawking é esse cidadão da foto abaixo. Ele é portador de uma doença chamada esclerose lateral amiotrófica. É uma doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem interferir nas atividades cerebrais.

Em 2014 saiu o filme A Teoria de Tudo, que conta a história desse grande pensador. Caso fique interessado pela vida de Hawking, deixo aqui o trailer do filme.

O Universo Numa Casca de Noz

Um resumo muito rápido do conteúdo desse livro, por favor não se assuste, explicações motivacionais a seguir:

  • Supergravidade com 11 Dimensões
  • Teoria-M
  • Mecânica Quântica
  • Relatividade Geral
  • Membranas com 10 Dimensões
  • Supercordas
  • Buracos Negros
  • P-Branas

Ficou assustado? Pois é, eu também. Tudo isso condensado em um livro de 216 páginas? E você ainda tem a coragem de recomendar? Simmm.

Por incrível que pareça, a leitura desse livro é super agradável e de fácil compreensão para quem tem um mínimo conhecimento de como o mundo funciona. É difícil encontrar uma página sem alguma ilustração. Eu tirei fotos de algumas das páginas para você ter uma ideia de como são as ilustrações.

Em cada página, Hawking explica de uma maneira fácil de compreender conceitos avançados de física. É bom deixar claro que, somente lendo esse livro, ninguém vai sair com um diploma de Física debaixo do braço. É algo mais como ter uma noção de algumas das regrinhas que operam o universo que habitamos.

Um dos pontos mais legais do livro, na minha opinião, é o Capítulo 5. Nesse capítulo o cientística faz uma explicação sobre um tema muito comum em ficção científica: A Viagem no Tempo. A parte interessante é quando ele revela que publicamente, o nome viagem no tempo não é usado, normalmente, os físicos que queiram trabalhar com esse tema o disfarçam com termos técnicos que querem dizer viagem no tempo. É algo como entendedores entenderão. Neste capítulo também é explicado como uma viagem no tempo poderia ser feita. A ideia é simples, mas execução, bem complicada.

capa o universo.jpg
Capa produzida pela editora Nova Fronteira

Uma outra parte bem interessante do livro é a explicação sobre buracos negros. Esses fascinantes objetos que, de tão densos, não deixam nem a luz escapar, são desmitificados. Da pra ter uma noção de como calcular a entropia de um buraco negro!

Por último, não poderia deixar de mencionar o bom humor que o cientista usa ao escrever o livro. Em vários trechos ele conta um pouco de sua história pessoal, das apostas que fazia com seus colegas e das vezes em que ganhava.

É uma excelente leitura para quem quer conhecer um pouco mais sobre o universo em que vivemos.

Sumário

Capítulo 1 – Uma Breve História da Relatividade: Como Einstein estabeleceu as bases das duas teorias fundamentais do século XX: A relatividade geral e a teoria quântica.

Capítulo 2: A Forma do Tempo: A relatividade geral de Einstein dá uma forma ao tempo. Como isso pode ser reconciliado com a teoria quântica.

Capítulo 3: O Universo numa Casca de Noz: O universo tem múltiplas histórias, cada uma determinada por uma minúscula noz.

Capítulo 4: Prevendo o Futuro: Como a perda de informação em buracos negros pode reduzir nossa capacidade de prever o futuro.

Capítulo 5: Protegendo o Passado: É possível a viagem no tempo? Uma civilização avançada poderia voltar no tempo e mudar o passado?

Capítulo 6: Nosso Futuro? Jornada nas Estrelas? Como as vidas biológica e eletrônica continuarão evoluindo em complexidade a um ritmo sempre acelerado.

Capítulo 7: Admirável Mundo Brana: Vivemos numa brana ou somos apenas hologramas?

estrelas copy

Thales

Anúncios

4 comentários em “O Universo Numa Casca de Noz – Stephen Hawking

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s