O Livro Perdido Das Bruxas De Salem – Katherine Howe

“Agradeço a essas pessoas desaparecidas por qualquer fragmento delas que possa persistir dentro de mim” (Howe, K.)

katherine-howe
Katherine Howe

Nessas últimas semanas, não sei se eu quem devorei o livro ou ele quem me devorou…

Em O Livro Perdido Das Bruxas De Salem, Katherine Howe conta a história de Connie, uma estudante de História, em Harvard, que está ingressando para o programa de PHD. Ela era muito cética e acadêmica, como a maioria de nós quando passamos pela compressa da faculdade – como se sentimentalismo, fantasia e fé fossem características tão femininas que precisassem ser apagadas para uma mulher ser levada á sério em um meio ainda tão “masculino”.

Imagino que este o livro pode ser classificado como um “romance policial” (!?), pois a personagem se encontra envolvida em uma trama onde precisa juntar cada peça de um “quebra-cabeça”.

É uma ótima leitura. A história da própria autora já é interessante por si só, acredito que isso contribui bastante para enriquecer a trama. Acontece que Katherine Howe (a autora) é uma historiadora e isso ajuda na riqueza de detalhes e informações do romance, ela vive em Massachusetts. Além disso Katherine é descendente de Elizabeth Howe e Elizabeth Proctor, que foram condenadas por bruxaria em Salem, o que traz mais magia para a história – sem dúvida.

Voltando ->> Connie passa por uma experiência ímpar, tendo assim que mudar um pouco seus próprios conceitos.

O livro é “salpicado” com ‘interlúdios’ que descrevem alguns fatos cotidianos de mulheres que viveram entre 1600/1800 (*-*) e que farão parte das pesquisas de Connie. De alguma forma,301x450x94963-004-5CB6E30D.jpg.pagespeed.ic.3R7r0tkZ_h também demonstra a relação entre mãe e filha, esse amor incondicional, eu diria que também mágico…

É também um convite para repensar algumas questões: até hoje abominamos o desconhecido. No Brasil vemos algumas igrejas professar como demoníacas práticas religiosas que não sejam as delas, desprezando o fato de que estas outras práticas só manifestam o desejo de paz coletiva, de amor ao próximo. Com isso, acabam por criar sentimentos contrários ao Deus que tanto procuram.

Eu recomendo este livro para todas minhas amigas! E amigos também! E principalmente para todos que são pesquisadores.

Mais uma coisa que não poderia deixar de falar, no final do livro tem um “PÓS-ESCRITO”, não deixe de ler essa parte ;).

TM10 - What Are These images.jpg

Mais algumas informações: Esse assunto lhe pareceu interessante? Existem poucos livros de  Katherine Howe traduzidos para português. Mas você também poderá se interessar pela obra de Arthur Miller, As Bruxas de Salem, ou talvez queira investigar mais sobre casos como o de Salem, ou sobre a Inquisição? Porque não? Bem, ainda não encontrei nenhum livro acadêmico específico sobre o assunto em português que possa abranger de forma mais específica, entretanto acho que o Malleus maleficarum (O Martelo das Bruxas) é uma obra que dá para ter uma noção sobre a caça às bruxas.

Vocês têm alguma indicação? Comente ai!

estrelas julia

JULIA

 

Anúncios

Um comentário em “O Livro Perdido Das Bruxas De Salem – Katherine Howe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s